Aprender Juntos Língua Portuguesa

1º A 5º ANO

CÓDIGO DA COLEÇÃO

  • 0
  • 1
  • 4
  • 3
  • P
  • 1
  • 9
  • 0
  • 1
  • 1

Professor, conheça também todos os recursos digitais. Acesse:



*Para saber sobre os conteúdos trimestrais, fale com um consultor SM.

Conheça a coleção

A coleção Aprender Juntos Língua Portuguesa pressupõe que o sujeito realiza a aprendizagem no processo de interação. A concepção de língua sustenta o trabalho desenvolvido na coleção e está alinhada com a ideia de que agir socialmente não envolve apenas o conhecimento de um código escrito ou falado, mas, sobretudo, significa se colocar no mundo por meio do diálogo com o outro, mobilizando vários saberes, além do conhecimento linguístico, para produzir o seu próprio texto e para reconstruir o texto do outro.

Alguns destaques da coleção

Leitura: apresenta textos autênticos de diferentes gêneros textuais e atividades de leitura que visam que o aluno desenvolva a construção da competência leitora e estratégias de leitura.

Escrita: há propostas em que o professor atua como escriba, propostas de reescrita e produções em grupo ou individuais. Propõe a escrita de gêneros articulada ao trabalhado de leitura, considerando a situação de comunicação, as esferas discursivas, a textualização e as características tipológicas de cada gênero.

Conhecimentos linguísticos e gramaticais: o trabalho com a língua trata de habilidades relacionadas ao sistema de escrita alfabética, aos padrões de escrita e à gramática, mas sem perder de vista os propósitos reflexivos e uma abordagem que procura levar em conta os elementos gramaticais constitutivos dos gêneros estudados.

Oralidade: contempla a produção de textos orais em situações específicas de interação e intercâmbio oral no contexto escolar, o contato com textos da tradição oral, estratégias de escuta de textos orais em situações específicas de interação, a análise e reflexão das modalidades oral e escrita da língua como apoio ao processo de alfabetização, a análise das marcas de oralidade em textos escritos, a identificação de registros da língua e a análise de marcas dialetais.

Educação literária: é abordado de maneira transversal na coleção, nas seções de leitura, escrita e oralidade. Além do estudo de gêneros literários orais e escritos, há um trabalho de apreciação dos textos literários.

Especificações

Nº de páginas:

Português 1º ano

Livro do Professor: 360 / Livro do Aluno: 288

Português 2º ano

Livro do Professor: 360 / Livro do Aluno: 288

Português 3º ano

Livro do Professor: 368 / Livro do Aluno: 296

Português 4º ano

Livro do Professor: 344 / Livro do Aluno: 272

Português 5º ano

Livro do Professor: 328 / Livro do Aluno: 256

Os Autores

Cícero de Oliveira Silva

VER CURRÍCULO

Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva

VER CURRÍCULO

Greta Marchetti

VER CURRÍCULO